O CONHECIMENTO DE DESIGN NUM PROJETO DE CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE UMA MARCA: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A PRÁTICA LEGITIMADA DO DESIGN GRÁFICO

Manuela Maia

Resumo


Este artigo tem por objetivo contribuir para a legitimação do design a partir da reflexão sobre a natureza do conhecimento de design, através de um estudo realizado sobre a prática profissional de design gráfico. O nosso referencial teórico constitui-se pela visão sobre o design de organizações de referência internacional, nomeadamente, sobre o papel do designer na resolução de problemas complexos; e o estudo de Carvalho e Dong (2008) sobre o que constitui realização de conhecimento legitimado num conjunto de disciplinas de design. Tendo como objetivo verificar da existência de princípios orientadores internalizados na prática de estudantes de design consistente com as conclusões de Carvalho e Dong, o nosso estudo parte da análise de relatórios de projeto de final de curso sobre criação da identidade visual de uma marca. A partir da análise de conteúdo realizada à comunicação dos estudantes, descrições sobre a sua prática projetual, é possível verificar a existência de códigos de legitimação consistentes com uma prática reconhecida, valorizada e legitimada. As conclusões permitem reconhecer que existe uma correlação entre a visão dos praticantes de design gráfico, sobre o seu potencial para a resolução de problemas de comunicação complexos, e a natureza cognitiva da sua prática pelo conhecimento de design colocado em ação no processo de design.


Palavras-chave


conhecimento de design, cognição em design, legitimação do design, design multidisciplinar, design gráfico.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29433

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