EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CABO-VERDIANA: O CASO DA CASA DO CIDADÃO NA CIDADE DA PRAIA

Eunice de Jesus Correia Varela, Amândio Pereira Baia, Maria Manuela Santos Natário

Resumo


O presente trabalho tem como propósito estudar a eficiência da Administração Pública Cabo-Verdiana, tomando como estudo de caso, a Casa do Cidadão na Cidade da Praia, Cabo Verde. Este tema também foi escolhido para conhecer o nível de satisfação da população com os serviços prestados pelas instituições públicas, em particular pela Casa do Cidadão da Cidade da Praia. A metodologia utilizada é de cariz qualitativa e quantitativa, assenta na exploração de bibliografias sobre o tema, bem como na recolha de dados via questionário e na análise e apresentação dos resultados. Aplicaram-se questionários aos utentes da Casa do Cidadão residentes na capital do país, que procuram esta instituição para resolver as suas solicitações. Conclui-se que a reforma do Estado em Cabo Verde conduziu a uma série de reformas no sector da Administração Pública, com o objetivo de acelerar a modernização e melhorar a sua adaptação aos novos tempos. A Administração Pública Cabo-Verdiana está a inovar para melhor servir e estar mais próximo dos cidadãos e das empresas, criando serviços públicos com foco no cidadão. A Casa do Cidadão de Cabo-Verde apresenta-se como um serviço de excelência, reunindo num único lugar vários serviços facilitando assim a vida dos cidadãos. As conclusões do inquérito apontam que os inquiridos se encontram mais satisfeitos com a Casa do Cidadão nas questões da Tangibilidade e menos satisfeitos na dimensão Confiabilidade. A maior satisfação é em termos de apresentação dos funcionários da Casa do Cidadão, em termos de higiene e limpeza da Instituição (Dimensão Tangibilidade) e em termo da cordialidade e gentileza dos funcionários (Dimensão Empatia). A menor satisfação prende-se com o tempo de espera para se ser atendido (Dimensão Atendimento) e com o serviço prestado estar conforme o solicitado (Dimensão Confiabilidade).


Palavras-chave


Modernização Administrativa, Governação Eletrónica, Serviços Públicos, Cabo Verde.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29429

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