Influência da institucionalização na qualidade de sono dos idosos

Cátia Ferreira Balinha, Lucinda Carvalho, Alexandre Pereira

Resumo


Introdução: Entre as consequências da institucionalização do idoso, destaca-se a deterioração da qualidade do sono e a dificuldade em gerir ambientes favoráveis à estimulação intelectual, emocional e física dos residentes, que levam a um reduzido contraste entre os períodos diurnos e noturnos.

Objetivo: Avaliar a qualidade do sono dos idosos, comparando entre residentes em instituições e residentes no próprio domicílio.

Materiais e Métodos: A amostra é de 62, 32 residentes na Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo e 30 residentes no próprio domicílio. A recolha dos dados foi realizada com recurso a questionários: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Índice de Katz e caracterização da amostra.

Resultados: Existe uma diferença marginalmente significativa na qualidade do sono entre idosos institucionalizados e residentes no próprio domicílio, com diferença significativa na eficiência habitual do sono, utilização de medicação para dormir e disfunção diurna, com pior avaliação para o grupo institucionalizado. Em ambos os grupos predomina a má qualidade de sono, a presença de distúrbios do sono é superior no grupo institucionalizado. Constatou-se que atividades com movimento têm uma significância marginalmente significativa, com influência positiva na qualidade de sono.

Conclusão: Na instituição, existem componentes da qualidade do sono com pior avaliação.


Palavras-chave


Idoso, Institucionalização, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Índice de Katz

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0375

Apontadores

  • Não há apontadores.