COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO EXTERNO DO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONSTANT MARKET SHARE

Raquel Susana da Costa Pereira, Maria Clara Dias Pinto Ribeiro, Luiz Felipe Alves Castro

Resumo


Este trabalho tem como propósito analisar o desempenho das exportações brasileiras das principais Rochas Ornamentais e de Revestimento (ROR), comparativamente às exportações mundiais, abordando-as na forma agregada e desagregada. Pela aplicação do modelo Constant Market Share (CMS), procura-se identificar, no período 2004-2015, as principais fontes de crescimento das exportações de mercadorias deste setor e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão dos fatores subjacentes à sua competitividade externa. Os resultados indicam que nos subperíodos 2004-2007 e 2008-2011 o crescimento das exportações brasileiras no setor, como um todo, deveu-se, primordialmente, ao efeito crescimento do comércio mundial, embora os efeitos composição e destino das exportações tivessem também influência positiva. Nestes dois subperíodos, o efeito competitividade foi negativo. Para o período 2012-2015, constata-se uma mudança significativa em relação aos períodos anteriores, apresentando-se o efeito destino das exportações como a principal fonte de crescimento das exportações brasileiras de ROR.


Palavras-chave


Brasil, Competitividade, Constant Market Share; Exportações; Rochas Ornamentais e de Revestimento.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v2i27371

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