A POESIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: PARA LÁ DAS RIMAS E DAS QUADRAS

Ana Margarida Fonseca

Resumo


Apesar das reconhecidas potencialidades pedagógicas da poesia, assim como da sua riqueza em termos linguísticos e imagéticos, esta continua a ser entendida como o “parente pobre” no contexto da educação pré-escolar e no primeiro ciclo, estando geralmente relegada para efeitos comemorativos ou utilitários. Na verdade, o contacto da criança com o texto poético resume-se, demasiadas vezes, à leitura/audição de quadras rimadas de qualidade estética duvidosa, sendo privada de um contacto precoce com a poesia de qualidade, uma vez que, também no meio familiar, são escassas as oportunidades para esse contacto. Assim, com a presente comunicação, propomo-nos refletir acerca da importância da poesia na educação infantil e particularmente no contexto pré-escolar, evidenciando os múltiplos caminhos que podem ser seguidos na abordagem do texto poético. Procuramos ainda apresentar estratégias e metodologias para a exploração da poesia com crianças em idade pré-escolar, quer em termos da leitura quer da produção.


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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0293

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