INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM REGIÕES DO INTERIOR DE PORTUGAL

Ana Cristina Morais Gomes, Maria Manuela Santos Natário, António Joaquim Pires Lourenço

Resumo


 

O objetivo deste estudo é obter um conhecimento mais aprofundado dos processos de inovação das empresas prestadoras de serviços, em particular em regiões de interior de Portugal. O estudo incide sobre cinco concelhos do distrito da Guarda: Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira e Trancoso, e procurou-se estudar o comportamento das empresas de serviços em termos de inovação e analisar e identificar os fatores associados aos melhores desempenhos inovadores. Para o efeito utilizou-se um inquérito para a recolha de informação. Os resultados da análise permitem concluir que, na região em estudo, dentro do setor dos serviços apenas 1/3 das empresas inquiridas introduziu inovações no período de 2008-2012. Relativamente aos padrões de inovação nas empresas de serviços em regiões de interior, identificaram-se três perfis comportamentais: um mais inovador e proactivo, outro menos inovador, com introdução de inovação apenas exigida por lei, e outro reativo, com responsabilidade social. Os fatores que estão associadas a uma atitude mais pró-ativa em termos de inovação e à melhor dinâmica de inovação são: as variáveis contextuais e as variáveis operacionais ligadas à localização e à disponibilização de tecnologias de informação; as fontes internas e de mercado, as fontes institucionais e outras fontes informais de informação utilizadas para inovar e a falta de informação sobre os mercados como principal obstáculo à inovação. A dinâmica de cooperação e o apoio governamental à inovação não evidenciaram diferenças com significado estatístico para a constituição dos grupos e sobre a influência em termos de dinâmica de inovação.


Palavras-chave


Inovação; Processos de Inovação; Inovação nos Serviços

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i1782

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