AS GERAÇÕES CONCEITUAIS DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO DE IDOSOS

Karina de Lima Flauzino, Meire Cachioni

Resumo


A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma referência no planejamento de ações educativas. O objetivo deste trabalho foi identificar a trajetória de desenvolvimento do paradigma da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos. Realizou-se uma pesquisa exploratória com a aplicação da estratégia metodológica do tipo etnográfica em educação. Uma busca por evidências foi realizada a partir dos documentos considerados impulsionadores do paradigma em nível global. Identificaram-se quatro gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida, organizadas por determinados princípios e características. As temáticas de participação e inclusão social presentes na terceira geração foram as mais perceptíveis no campo da educação de idosos. A recente noção conceitual da quarta geração impõe desafios às instituições provedoras de aprendizagem ao longo da vida, enquanto promove uma conjuntura favorável para a expansão das oportunidades de aprendizagem de maneira integrada e colaborativa. Torna-se eminente a articulação de propostas educativas para idosos com os parâmetros contemporâneos da aprendizagem ao longo da vida.

Palavras-chave


Aprendizagem ao longo da vida; Educação; Idosos.

Texto Completo:

PDF

Referências


Aspin, D. N., & Chapman, J. D. (2000). Lifelong learning: Concepts and conceptions. International Journal of Lifelong Education, 19(1), 2–19. https://doi.org/10.1080/026013700293421

Aspin, D. N., & Chapman, J. D. (2012). Towards a Philosophy of Lifelong Learning. In D. N. Aspin, J. D. Chapman, K. Evans, & R. Bagnall (Eds.), Second International Handbook of Lifelong Learning (pp. 3–35). Springer.

Boström, A. K. (2017). Lifelong learning in policy and practice: The case of Sweden. Australian Journal of Adult Learning, 57(3), 334–350.

DCU. (2020). Age Friendly Principles and How to Join. Age Friendly University. https://www.dcu.ie/agefriendly/principles.shtml

Dehmel, A. (2006). Making a European area of lifelong learning a reality? Some critical reflections on the European Union’s lifelong learning policies. Comparative Education, 42(1), 49–62. https://doi.org/10.1080/03050060500515744

Delors, J., Al Mufti, I., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., Padrón Quero, M., Savané, M.-A., Singh, K., Stavenhagen, R., Won Suhr, M., & Nanzhao, Z. (1996). Learning: the treasure within. Report to Unesco of the International Commission on Education for the Twenty-first Century (highlights). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590

Doll, J. (2016). A educação no processo de envelhecimento. In E. V. Freitas & L. Py (Eds.), Tratado de Geriatria e Gerontologia (4ed ed., pp. 3554–3566). Guanabara.

Elfert, M. (2015). UNESCO, the faure report, the delors report, and the political Utopia of lifelong learning. European Journal of Education, 50(1), 88–100. https://doi.org/10.1111/ejed.12104

Elfert, M. (2019). Lifelong learning in Sustainable Development Goal 4: What does it mean for UNESCO’s rights-based approach to adult learning and education? International Review of Education, 65(4), 537–556. https://doi.org/10.1007/s11159-019-09788-z

European Commission. (2018). Accompanying the document Proposal for a Council Recommendation on Key Competences for LifeLong Learning (p. 103). Commission Staff Working Document. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018SC0014&from=EN

Faure, E., Herrera, F., Kaddoura, A.-R., Lopes, H., Petrovski, A. V. ., Rahnema, M., & Ward, F. C. (1972). Apreendre à être. Fayard, UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000132982?posInSet=1&queryId=e9762211-ab69-4f34-87cd-8c6abee7a56c

Field, J. (2001). Lifelong education. International Journal of Lifelong Education, 20(1/2), 3–15. https://doi.org/10.1080/09638280010008291

Findsen, B., & Mark, R. (2016). Older adult education in two universities: A comparison in the New Zealand and Scottish contexts. Journal of Adult and Continuing Education, 22(1), 6–28. https://doi.org/10.1177/1477971416630130

Formosa, M. (2019). Active Ageing Through Lifelong Learning: The University of the Third Age .. In M. Formosa (Ed.), The University of the Third Age and Active Ageing European and Asian-Pacific Perspectives (pp. 3–18). Springer. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-030-21515-6_21

Hiemstra, R. (1998). From Whence Have We Come? The First Twenty-Five Years of Educational Gerontology. New Directions for Adult and Continuing Education, 1998(77), 5–14. https://doi.org/10.1002/ace.7701

Ireland, T. D., & Spezia, C. H. (2014). Educação de adultos em retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA. UNESCO. https://doi.org/10.1007/s11015-011-9472-9

Jackson, S. (2005). When Learning Comes of Age? Continuing Education into Later Life. Journal of Adult and Continuing Education, 11(2), 188–199. https://doi.org/10.7227/jace.11.2.6

Lindeman, E. C. (1926). The meaning of adult education. New Republic.

Lüdke, M., & André, Ma. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU.

Merriam, S. B., & Kee, Y. (2014). Promoting Community Wellbeing: The Case for Lifelong Learning for Older Adults. Adult Education Quarterly, 64(2), 128–144. https://doi.org/10.1177/0741713613513633

Nações Unidas. (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. In a/Res/70/1. Trad. UNIC Rio. http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E

Regmi, K. D. (2015). Lifelong learning: Foundational models, underlying assumptions and critiques. International Review of Education, 61(2), 133–151. https://doi.org/10.1007/s11159-015-9480-2

Rüber, I. E., Rees, S. L., & Schmidt-Hertha, B. (2018). Lifelong learning – lifelong returns? A new theoretical framework for the analysis of civic returns on adult learning. International Review of Education, 64(5), 543–562. https://doi.org/10.1007/s11159-018-9738-6

SWINDELL, R. (1993). U3A (The University of the 3rd age) in Australia - a Model for Successful Aging. Ageing and Society, 13(2), 245–266. https://doi.org/10.1017/S0144686X00000878

Talmage, C. A., Lacher, R. G., Pstross, M., Knopf, R. C., & Burkhart, K. A. (2015). Captivating Lifelong Learners in the Third Age: lessons learned from a University-Based Institute. Adult Education Quarterly, 65(3), 232–249. https://doi.org/10.1177/0741713615577109

Talmage, C. A., Mark, R., Slowey, M., & Knopf, R. C. (2016). Age Friendly Universities and engagement with older adults: moving from principles to practice. International Journal of Lifelong Education, 35(5), 537–554. https://doi.org/10.1080/02601370.2016.1224040

UNESCO-UIL. (2016). Conceptions and realities of lifelong learning. Paper commissioned for the Global Education Monitoring Report 2016, Education for people and planet: Creating sustainable futures for all. http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002456/245626e.pdf[Accessed 23 july 2017]

UNESCO-UIL. (2021). UIL 2020 Annual Report. Summary of the Virtual annual report. https://annualreports.uil.unesco.org/

UNESCO. (1967). International Education Year. In General Assembly 22nd session (A/6975). UNESCO. https://undocs.org/en/A/RES/2306(XXII)

UNESCO. (1976). Recommendation on the development of adult education. UNESCO.

UNESCO. (2009). Global report on adult learning and education. UNESCO-Institute for Lifelong Learning. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000186431

UNESCO. (2014). Lifelong learning. In UNESCO-Institute for Lifelong Learning. UNESCO Institute for Lifelong Learning Technical Note. http://uil.unesco.org/fileadmin/keydocuments/LifelongLearning/en/UNESCOTechNotesLLL.pdf

UNESCO. (2016). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (p. 83).

UNESCO. (2017). Recomendação sobre aprendizagem e educação de adultos (p. 15). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Representação da UNESCO no Brasil.

UNESCO. (2019). Building knowledge societies. https://en.unesco.org/themes/building-knowledge-societies

Villar, F., & Celdran, M. (2012). Generativity in Older Age: A Challenge for Universities of the Third Age (U3A). Educational Gerontology, 38(10), 666–677. https://doi.org/10.1080/03601277.2011.595347

Werthein, J., & Cunha, C. da. (2005). Fundamentos da Nova Educação (Vol. 5). UNESCO (Cadernos da UNESCO. Série educação).




DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0643

Apontadores

  • Não há apontadores.