UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE SÉNIOR VIRTUAL: PARCERIA BRASIL E PORTUGAL

Maraiza Oliveira Costa, Karina de Lima Flauzino, Luis Jacob, Valéria Amorim Arantes

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência de uma oficina vinculada à Universidade Sénior Virtual que ocorreu durante o primeiro semestre de 2021. Os objetivos principais foram promover o debate acerca dos diferentes processos de aprendizagem humana bem como de temas cotidianos sugeridos pelos próprios participantes. Utilizando-se uma plataforma digital foram organizados encontros semanais com discussões coletivas, relacionando conceitos da gerontologia e da psicologia com temáticas pertinentes aos contextos brasileiro e português. Foram utilizados dispositivos digitais como o padlet e as ferramentas do Google. No total aconteceram treze encontros com dez participantes em média. Realizaram-se três avaliações ao longo dos encontros e em todas os participantes manifestaram satisfação e desejo de continuidade na oficina. Esta experiência mostrou a pertinência da perspectiva freireana na valorização dos saberes que cada educando traz para o grupo. A vivência de atividades interculturais pode auxiliar na diminuição da solidão e na sensação de pertencimento com a própria cultura, proporcionando maior identidade de grupo e compreensão da importância do respeito à diferença entre as culturas.


Palavras-chave


Aprendizagem; Seniores; Brasil; Portugal

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0642

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