TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO: CONTORNOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA POLIEMPREENDE

Luís Figueiredo Sousa

Resumo


A aparente inadequação das qualificaçõesobtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado detrabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultandonuma reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta delinearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho temvindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando oprocesso de transição de diplomados do ensino superior para o mercado detrabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situaçãoé representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxasde desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competênciaspessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais.Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente,representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão diretae indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismorepresenta hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e,simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécniconeste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória,os seus contornos de aplicação, até ao momento.

Palavras-chave


Ensino Superior Politécnico, Empreendedorismo, Transição para o Trabalho

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i1455

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