INOVAÇÃO NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS: ANÁLISE DO INQUÉRITO COMUNITÁRIO À INOVAÇÃO

Lilian Meira Purcinelli, Cátia Pinto, Márcia Ventura, Maria Manuela Santos Natário

Resumo


O principal objetivo deste estudo é fazer uma análise evolutiva do Community Innovation Survey (CIS) 2014 e CIS 2018, entender o papel dos inquéritos europeus de inovação na medição da capacidade de inovação nos serviços, com base na análise dos dados europeus, e compreender em que medida as pesquisas europeias refletiram na dinâmica subjacente ao desenvolvimento das teorias económicas. Metodologicamente, este estudo propõem-se duas análises complementares: a análise teórica realizada através de pesquisa bibliográfica sobre a evolução dos inquéritos europeus e a análise empírica que tem o enfoque nos resultados obtidos dos últimos levantamentos europeus de seis quadros de atividades de inovação das empresas de serviços por atividade económica, número de pessoas ao serviço e obstáculos à inovação. Os resultados mostram que a interação entre elementos não tecnológicos e tecnológicos tem sido cada vez mais reconhecida, porém, o tratamento da inovação tecnológica e não tecnológica nos inquéritos europeus ainda é desigual.


Palavras-chave


Inovação, Inquéritos Europeus, Inovação dos Serviços

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i28422

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