EXPERIÊNCIAS INTERGERACIONAIS DE MÃES E FILHAS COM A AMAMENTAÇÃO

Ernestina Maria Batoca Silva, Cláudia Filipa Rodrigues, Cláudia Sofia Ferreira, Daniel Marques Silva, Dulce Maria Galvão

Resumo


Enquadramento: A experiência com a amamentação envolve ações de promoção, incentivo e apoio desde o período pré-natal, na maternidade e domicílio. A intergeracionalidade também exerce influência na experiência da amamentação.

Objetivo: Identificar as experiências de duas gerações de mulheres sobre a amamentação do(s) seu(s) filho(s).

Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, numa amostra não probabilística constituída por 7 mães e 7 filhas que amamentaram ou amamentavam. Utilizamos a entrevista semiestruturada e efetuamos análise de conteúdo.

Resultados: Emergiram cinco categorias: o processo de amamentação do filho; contributos dos enfermeiros na promoção; incentivo e apoio à amamentação; transmissão intergeracional de conhecimentos e aprendizagens sobre a amamentação; acontecimentos marcantes com o processo de amamentação.

Conclusão: Os resultados ajudaram-nos a identificar as experiências com a amamentação e constatamos que as filhas atribuem significados mais positivos relativamente à geração anterior, o que releva a evolução favorável na promoção, apoio e incentivo da amamentação.


Palavras-chave


amamentação; família; enfermeiros; amostragem de experiências; mães

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i28421

Apontadores

  • Não há apontadores.