ADESÃO À TERAPÊUTICA NA PESSOA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Andrea Silva Santos Pinto, Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva, Ermelinda Maria Gonçalves Bernardo Marques

Resumo


A Hipertensão Arterial (HTA) tem uma elevada prevalência em todo o mundo, constituindo um grave problema de saúde a nível mundial. A adesão à terapêutica constitui um fator primordial no controlo adequado da pressão arterial, na prevenção de complicações associadas e na melhoria da qualidade de vida da pessoa com HTA. Os profissionais de saúde desempenham um papel diferenciador no âmbito desta problemática. Este estudo pretende avaliar a adesão à terapêutica e os fatores que influenciam a adesão, na pessoa com HTA.

Foi feita uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Complementary Index; Academic Search Complete e ScienceDirect, com artigos indexados no período de 1 de janeiro de 2018 a 15 de maio de 2019, com descritores MeSH. Também se efetuou uma pesquisa secundária livre, englobando documentos de elevada idoneidade científica.

Os resultados obtidos revelam que um total de 627 artigos resultantes da pesquisa inicial nas bases de dados e da pesquisa complementar, foram incluídos nesta revisão 28 artigos, considerando os critérios de inclusão previamente definidos. A adesão à terapêutica é fundamental no tratamento da HTA. Existem vários fatores que podem influenciar a adesão. A intervenção do enfermeiro é preponderante na identificação dos fatores condicionantes ou facilitadores da adesão, na educação, formação dos clientes e ou familiares.


Palavras-chave


Adesão à terapêutica; adesão do cliente; adesão ao tratamento; hipertensão; enfermagem em saúde comunitária.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29410

Apontadores

  • Não há apontadores.