OSTRESS DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Carlos Manuel Francisco, Sónia Galinha

Resumo


O estágio pedagógico caracteriza-se como um momento de inevitável confrontação com a realidade do ensino. Surge como um momento de conflito entre as expectativas pessoais e profissionais. Como tal, esta fase de exploração, aprendizagem, desafios e a perspetiva de desemprego, que os estagiários enfrentam, desencadeiam um conjunto de sintomas possíveis de potenciar o desenvolvimento de problemas de saúde física e mental.

A presente investigação envolveu 517 alunos estagiários do nosso país de ambos os sexos, sendo 128 (24.8%) do sexo masculino e 389 (75.2%) do sexo feminino, de diferentes grupos disciplinares e abrangendo várias instituições de formação de professores. Teve por objetivo validar o instrumento identificando, ao mesmo tempo, as fontes de stresse do aluno estagiário. O instrumento foi construído por Francisco (2006), em escala de Likert com cinco pontos (1. Discordo totalmente; 2. Discordo; 3. Nem discordo nem concordo; 4. Concordo; 5. Concordo totalmente).

No estudo de validade os coeficientes de correlação item/total da escala apresentam valores significativos de serem considerados, destacando-se a consistência interna, medida através do alpha de Cronbach, onde se obteve o valor de (.89).


Palavras-chave


Estágio pedagógico; Alunos estagiários; Stresse



DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i1539

Apontadores

  • Não há apontadores.