ENVELHECER SOZINHO - UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DE PORTUGAL

Susana Tereso, Maria João Guardado Moreira

Resumo


Este artigo resulta do trabalho final do mestrado em Gerontologia Social do Instituto Politécnico de Castelo Branco e tem como objetivo perceber a realidade dos idosos que vivem sós, na freguesia de Fundada. Pretende-se conhecer o contexto das pessoas idosas que vivem sós e o que sentem sobre esse facto.

Participaram neste estudo 43 indivíduos, 31 mulheres e 12 homens. É um estudo de carácter quantitativo, transversal, descritivo simples e, simultaneamente, um estudo de caso. Usou-se como instrumento de recolha de dados um inquérito por questionário composto por dimensões sócio demográfica, contextual e social.

Os resultados permitem inferir que são sobretudo as mulheres que se sentem sós “algumas e muitas vezes” e que a quase totalidade dos idosos manifesta desejo em continuar a viver sozinho na sua casa. O tamanho das suas redes de suporte social varia entre 1 a 5 pessoas e existem contactos diários com os familiares, os vizinhos e os amigos, revelando-se os idosos satisfeitos por esse facto.

A partir da auscultação dos participantes, foi criada uma proposta de intervenção que propõe ações que possam responder ás suas necessidades, complementando um projeto de intervenção comunitária já implementado pelo Município de Vila de Rei. “Futuro Mais”, pretende atenuar sentimentos de isolamento e solidão dos idosos, intensificar os seus contactos e participação sociais.

Palavras-chave: Envelhecimento, Suporte Social, Solidão, Viver Sozinho


Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0367

Apontadores

  • Não há apontadores.