O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL E DA DIREÇÃO TÉCNICA NA AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NAS AJUDANTES DE AÇÃO DIRETA DE UMA ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

Joana Brinca, Nídia Menezes, Ana Branca Carvalho, Ricardo Almeida, Estefânia Ribeiro, Ana Rita Carvalho

Resumo


As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosos (ERPI), acolhem um público cada vez mais heterogéneo em termos sociais, familiares e culturais o que implica que as pessoas que cuidam de idosos detenham de competências que vão além da formação profissional. Paralelamente a isto, diversos estudos sugerem que as pessoas que diretamente estão envolvidas no cuidado ao idoso sofrem de elevados índices de depressão e ansiedade, Estresse e Burnout (Goodhead & McDonald, 2007; Özçakar et. al., 2012) menor satisfação com a vida e sensação de estar sobrecarregado, sobretudo quando o tempo gasto na prestação de cuidados aumenta (Goodhead & McDonald, 2007). De acordo com Vaz e Serra (2011) estão descritas na literatura (Leka et al., 2008) inúmeras estratégias e instrumentos que, se utilizados de forma contínua e numa lógica de reflexividade concorrem para uma prática orientada para a ética que não comprometa, a saúde psicossocial nem a segurança ocupacional. O que implica uma mudança não apenas individual, mas também social, e institucional tendo o Assistente Social um papel decisivo a este nível, dadas as suas competências técnicas operativas, ético relacionais e científicas. Neste âmbito e a fim de identificar e avaliar os riscos psicossociais das Ajudantes de Ação Direta da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, foi aplicado um inquérito por questionário a vinte Ajudantes de Ação Direta, composto por vinte e sete perguntas, distribuídas por cinco áreas distintas, nomeadamente, dados sociodemográficos; horários e turnos de trabalho; trabalho, participação e tomada de decisões; trabalho e ambiente socio emocional, e por fim, a natureza do trabalho e satisfação.

Através da análise dos resultados obtidos foi possível identificar os riscos psicossociais existentes, bem como propor estratégias de intervenção para suprir os riscos, principalmente nas categorias “Exigências Emocionais”, “Gestão e Organização no Trabalho” e “Recursos Humanos”.


Palavras-chave


Riscos Psicossociais, Ajudantes de Ação Direta, Assistente Social.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0363

Apontadores

  • Não há apontadores.