ATIVIDADE FÍSICA NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: DETERMINANTES SOCIODEMOGRÁFICOS, ACADÉMICOS E DE PERSONALIDADE

Carla Cristina Gonçalves Nunes, Cláudia Chaves, João Duarte

Resumo


A inatividade física entreestudantes do ensino superior está associada a diversos fatores, tais como a complexidade e as exigências curriculares (Çiçek, 2018), especialmente em estudantes de enfermagem. Nesta perspetiva o objetivo desta investigação é identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na prática de atividade física e determinar a associação entre a personalidade e a prática de atividade física nos estudantes de enfermagem. Realizou-se uma investigação quantitativa não experimental, em corte transversal, descritiva e correlacional, numaamostra não probabilística por conveniência de 372 estudantes de enfermagem. Aplicou-se um questionário de caracterização sociodemográfica, contexto académico, Questionário Internacional de Avaliação da Atividade Física (IPAQ) e o Inventário de Personalidade de Eysenck. Destacou-se que a amostra é maioritariamente feminina (86,3%) e com idades até aos 20 anos (41,7%). Os homens e os estudantes que frequentam os 2º e 3º anos registam maior prevalência de atividade física. As variáveis preditoras da atividade física foram a idade, o sexo e a personalidade; quanto mais velhos, menor a atividade física praticada pelos estudantes; há uma maior atividade física entre o sexo masculino e os de personalidade extrovertida. Aferiu-se que estudantes mais novos com personalidade extrovertida, praticam mais atividade física.


Palavras-chave


Estudantes de enfermagem; Atividade física; Personalidade.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i28323

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