ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO– A PERCEÇÃO DA CRIANÇA

Ângela Pires, Elisabete Brito, Filomena Velho

Resumo


O presente artigo pretende aferir e compreender as perceções da criança da educação pré-escolar na sua entrada para o ensino do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB). O contexto de transição entre estes dois níveis de origina grandes transformações para a vida das crianças, tanto a nível cognitivo como social. É nosso entender que estas mudanças implicam desafios vários, de que são exemplo as relações sociais existentes em contexto informal, não formal e a passagem para o ensino formal (ambiente, espaço, tempos, contextos e tipos de aprendizagem). O método utilizado foi o inquérito por entrevista, aplicado a 9 crianças em três momentos distintos (maio, outubro e dezembro) na transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB, dos 5, 6 e 7 anos, tendo as mesmas sido realizadas em dois estabelecimentos de ensino da cidade da Guarda. Os resultados obtidos mostram as expetativas, medos e crenças da criança neste período de transição permitindo que o educador/professor tenha uma visão mais alargada das necessidades das crianças nesta fase tão importante da sua vida.

 

Palavras-Chave: Educação Pré-Escolar, 1º CEB, Perceções da criança


Palavras-chave


Educação Pré-Escolar, 1º CEB, Perceções da criança

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0282

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