UMA EXPERIÊNCIA ERASMUS+ – DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REPÚBLICA CHECA E EM PORTUGAL

Florbela Lages Antunes Rodrigues, Elisabete Brito, Rita Arala Chaves

Resumo


O Processo de Bolonha provocou uma remodelação do espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, sendo como tal objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores do 1º CEB em dois estados membros pertencentes à União Europeia, Portugal e República Checa. A escolha destes estados membros prende-se com o facto de as autoras deste artigo, docentes universitárias portuguesas, terem realizado uma experiência Erasmus+ na República Checa em 2017. Esta investigação tem como objetivo realçar as semelhanças, mas também destacar as diferenças existentes entre estes dois países em relação ao sistema de ensino e à formação de professores, assim como analisar inquéritos aplicados a estudantes universitários portugueses e checos (futuros professores), nos quais lhes foi pedido para se pronunciarem sobre a satisfação em relação à nova formação de professores. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 36 inquiridos (N=36), dos quais 23 são estudantes checos e 13 são portugueses. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação dos estudantes em relação à nova formação de professores, levantando igualmente a hipótese de Bolonha ter ficado aquém das expetativas no que concerne  à comparabilidade dos graus  académicos.

 


Palavras-chave


Processo de Bolonha; Portugal; República Checa; Sistemas de Ensino; Formação de Professores; Satisfação dos Estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0280

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