TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PROMOVER O PENSAMENTO CRIATIVO

María del Carmen Arau Ribeiro, Noel Lopes, Pedro Miguel dos Santos Melo Rodrigues, Natália Gomes

Resumo


Numa primeira fase e integrada no Projeto Erasmus+ DT.Uni – Abordagem do Design Thinking para uma Universidade Interdisciplinar [DT.Uni – Design Thinking Approach for an Interdisciplinary University], a equipa portuguesa, do Instituto Politécnico da Guarda, tem definido como objetivos construir um modelo didático que promova o pensamento criativo entre estudantes e professores e que permita em simultâneo melhorar um conjunto de competências pessoais (soft skills) como, por exemplo, saber comunicar, ser autónomo, ou colaborar em trabalhos de equipa, de modo a facilitar a sua posterior integração no mercado de trabalho. O modelo didático desenvolvido pretende ser um modelo híbrido, no sentido em que não se confina às estratégias do design thinking(DT), mas, pelo contrário, inclui todos os aspetos que permitam melhorar a aquisição e o desenvolvimento de competências previamente definidas. A abordagem do DT facilita a aplicação de novas técnicas (persona, kill your idea, prototipagem, entre outras) nos processos de ensino e de aprendizagem, apelando à criatividade e à descoberta de soluções inovadoras que estimulem e valorizem o papel central do pensamento (thinking) em termos de atividade e de motivação. A aplicação dessas técnicas aos processos educativos sugere algumas questões de base – relativas à interdisciplinaridade, ao pensamento, e ao design. As respostas envolvem uma melhor compreensão da necessidade de criar empatia, de valorizar a exploração de outras ideias, bem como de respeitar e promover a cultura do erro – um aspeto em muitos casos completamente esquecido pelos modelos tradicionais de aquisição de conhecimento – que celebra a reiteração. Com base numa revisão da literatura e sustentado por resultados recolhidos em formações internacionais e nacionais, confrontam-se realidades que permitem aprofundar o entendimento sobre as possibilidades que nos oferece o DT no ensino interdisciplinar e que vão seguramente permitir a criação de um modelo didático mais adequado às necessidades dos estudantes.

Palavras-chave


Design Thinking, Interdisciplinaridade, Pensamento Crítico, Cultura do Erro, Empatia

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0274

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