INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA NA DETECÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Ana Isabel Plácido Fernandes Godinho, Nidia Marante, Manuel Morgado, Maria Teresa Herdeiro, Fátima Roque

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) identificados por farmacêuticos em doentes idosos institucionalizados, através de uma revisão  da literatura. Para a elaboração deste estudo foi efetuada uma pesquisa na base de dados MEDLINE-PubMed. Foram selecionados todos os estudos publicados entre 1 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2017 que apresentassem resultados de deteção de PRM por farmacêuticos, em doentes idosos institucionalizados.  Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos, para análise, 12 estudos. A média de PRM identificados pelos farmacêuticos variou entre 1,92 e 15. Os principais PRM identificados nos diferentes estudos foram maioritariamente relacionados com problemas na seleção do medicamento e falta de monitorização ou monotorização inadequada. Concluímos que  o elevado número de PRM observado em idosos institucionalizados justifica a realização de intervenções que melhorem o uso dos medicamentos por parte desta população. Este estudo suporta também a tese de que a integração de farmacêuticos em equipas multidisciplinares de revisão de terapêutica pode contribuir para a minimização da ocorrência dos mesmos.

Palavras-chave


problemas relacionados com medicamentos; intervenção farmacêutica; revisão de terapêutica; farmacêutico; idoso institucionalizado.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v2i25269

Apontadores

  • Não há apontadores.