COMUNIDADES APRENDENTES NO BRASIL E PORTUGAL: CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Adão Caron Cambraia, Uianes Luiz Rockenbach Biondo, Rosa Branca Tracana

Resumo


Este texto é uma reflexão que parte de um referencial teórico sobre a transformação de Comunidades de Prática em Comunidades Aprendentes (CA). Seguida da apresentação dos projetos de pesquisa que serão desenvolvidos no Brasil e em Portugal. No projeto propomos desenvolver e investigar um processo de constituição de uma CA (estudo de caso), por meio de um espaço de interação presencial e on-line que propicie o Desenvolvimento Profissional Docente a partir de estudos, discussões, reflexões e produções escritas referentes a concepções, experiências e saberes partilhados na integração curricular (projetos interdisciplinares e/ou integradores) realizada nas práticas profissionais. Os áudios serão transcritos e as postagens no ciberespaço facilitarão a análise dos dados. Para análise dos dados produzidos, realizaremos o acompanhamento e sistematização dos estudos por meio da Análise Textual Discursiva para produzir categorias de saberes docentes vivenciados no processo interativo. A pesquisa está sendo desenvolvida com um grupo de professores formadores no Brasil e, durante um mês (novembro), implementaremos em Portugal. Por fim, faremos um cruzamento das categorias produzidas no Brasil e Portugal, visando uma troca de conhecimentos e de práticas na formação continuada de professores.


Palavras-chave


Comunidade de prática, Comunidade Aprendente, Formação de Professores; Integração Curricular; Estágio Supervisionado

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i24255

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