O PAPEL DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO CONHECIMENTO – OS CASOS DA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E ACOLHIMENTO

Elisa Figueiredo, Teresa Paiva

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em apresentar os resultados da nossa investigação focada no estudo dos processos organizacionais relacionados com o conhecimento e na sua dependência operacional da natureza dos pressupostos dos processos de gestão de recursos humanos (GRH) nas organizações. Foca-se nos processos relacionados com a análise e descrição de funções, recrutamento e seleção e acolhimento.

O estudo empírico de natureza quantitativa, pretende responder à questão central de investigação, segundo a qual a perspetiva que configura as práticas GRH implementadas numa organização tem impacto na forma como nesta operam os processos de gestão do conhecimento (GC).

A amostra é constituída por 5306 colaboradores de 634 organizações pertencentes a um grupo económico português do subsetor da banca.

Os resultados obtidos permitem-nos concluir que nas organizações estudadas os processos de GRH e de GC estão bastante operantes e que os relativos à gestão das pessoas assentam em pressupostos tendencialmente orgânicos, valorativos e de desenvolvimento. As análises de regressão múltipla, permitem-nos concluir pela capacidade preditiva das práticas de gestão de recursos humanos estudadas relativamente aos processos de gestão do conhecimento.

 


Palavras-chave


Gestão de recursos humanos; gestão do conhecimento; práticas, processos

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i22221

Apontadores

  • Não há apontadores.