INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA MELHORAR A ADESÃO À TERAPÊUTICA EM DOENTES CRÓNICOS EM AMBULATÓRIO NA FARMÁCIA HOSPITALAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Maria Isabel Ribeiro, Luís Nascimento, Maria Angela Aragão, Fátima Roque

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções educativas e comportamentais, utilizadas para melhorar a adesão à terapêutica de doentes crónicos em ambulatório, com Patologias que, em Portugal, estão abrangidas por portarias especiais.

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base nos estudos publicados na MEDLINE - PubMed sobre intervenções educativas e comportamentais que tivessem como objetivo melhorar a adesão terapêutica em doentes com patologia ao abrigo da legislação especial em Portugal e cujo tratamento permite que os medicamentos possam ser adquiridos nas farmácias hospitalares. Neste contexto, foram incluídas todas as publicações disponíveis até 31 de agosto 2017 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: (1) escritos em inglês, espanhol, português e francês; (2) doentes com patologias ao abrigo de portarias especiais em regime de ambulatório nas farmácias hospitalares; (3) intervenção educativa e/ou comportamental dirigida para o doente; e, (4) com resultados do impacto da intervenção na adesão à terapêutica.

Foram selecionadas 193 publicações, das quais apenas 58 obedeciam aos critérios de inclusão. A distribuição geográfica dos estudos foi a seguinte: América (62,1%), Europa (22,4%), África (5,2%), Ásia (5,2%) e Oceânia (5,2%). As patologias mais abordadas foram: infeção por VIH (65,5%), insuficiência renal crónica (8,6%), doença inflamatória intestinal (6,9%), transplantados renais (6,9%), artrite reumatoide (3,4%), vírus da hepatite C (5,2%), fibrose quística (1,7%) e psoríase (1,7%). As intervenções, na sua maioria multidisciplinares, registaram um impacto positivo na adesão à terapêutica medicamentosa.

Na maioria dos estudos observou-se um impacto positivo das intervenções realizadas, revelando a importância de desenvolvimento de estudos de intervenção junto dos doentes para melhorar a sua adesão ao tratamento

Palavras-chave


Adesão à Terapêutica; Medicamentos, Ambulatório, Intervenções educativas, Intervenções comportamentais, Farmácia Hospitalar.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i21193

Apontadores

  • Não há apontadores.