REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE BRINCADEIRAS DE LUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EVIDÊNCIAS, POTENCIALIDADES E LACUNAS

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Beatriz Oliveira Pereira, André da Silva Mello

Resumo


Este resumo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre brincadeiras de luta no contexto da Educação Infantil, a fim de identificar pontos de convergência e de divergência, lacunas e possibilidades pedagógicas nas produções acadêmico-científicas que abordam essa temática. Para tanto, desenvolve um estudo exploratório, de caráter bibliográfico, que utiliza quatro bases de dados internacionais como fontes. O corpus é constituído por 12 artigos, cinco provenientes de publicações brasileiras, quatro norte-americanas, uma canadense, uma coreana e uma luso-holandesa. Apesar do número reduzido de publicações, a distribuição geográfica dos artigos denota o interesse da comunidade internacional sobre o tema. O material analisado sinaliza para a necessidade de superar visões pejorativas sobre as brincadeiras de luta na Educação Infantil, compreendendo-as como importante meio de socialização e desenvolvimento das crianças.


Palavras-chave


Educação Infantil; Brincadeiras de luta; Jogo de faz de conta

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0184

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