REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE BRINCADEIRAS DE LUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EVIDÊNCIAS, POTENCIALIDADES E LACUNAS
Resumo
Este resumo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre brincadeiras de luta no contexto da Educação Infantil, a fim de identificar pontos de convergência e de divergência, lacunas e possibilidades pedagógicas nas produções acadêmico-científicas que abordam essa temática. Para tanto, desenvolve um estudo exploratório, de caráter bibliográfico, que utiliza quatro bases de dados internacionais como fontes. O corpus é constituído por 12 artigos, cinco provenientes de publicações brasileiras, quatro norte-americanas, uma canadense, uma coreana e uma luso-holandesa. Apesar do número reduzido de publicações, a distribuição geográfica dos artigos denota o interesse da comunidade internacional sobre o tema. O material analisado sinaliza para a necessidade de superar visões pejorativas sobre as brincadeiras de luta na Educação Infantil, compreendendo-as como importante meio de socialização e desenvolvimento das crianças.
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PDFDOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0184
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