EU E A MINHA MOCHILA” – UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE EM MEIO ESCOLAR

Leonel Lusquinhos, Graça Carvalho

Resumo


Este estudo tem como objetivos avaliar o peso das mochilas dos alunos do 5º ano, identificar queixas de dores lombares, cervicais e/ou dorsais por parte das crianças e capacitar as crianças em hábitos posturais saudáveis.

Para o efeito foi desenvolvida uma atividade pelos profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Assucena Lopes Teixeira, relacionada com o correto transporte e acondicionamento do material escolar na mochila. Foram pesadas todas as crianças e respetivas mochilas, bem como questionadas as crianças, sobre se era comum terem dores nas zonas cervical, lombar e/ou dorsal.

Neste estudo participaram 481 crianças, sendo 49,9% do sexo masculino e 50,1% do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. O peso das mochilas variou entre 1,5kg e 13,5kg, .

Verificou-se que 74,8% das crianças (70,4% dos rapazes e 79,3% das raparigas) transportavam às costas uma mochila com peso superior a 10% do seu peso corporal.

No que se refere à dor na região cervical, lombar e/ou dorsal 16,8% dos rapazes e 33,6% referiram sentir este sintoma.

Em conclusão, as raparigas, comparativamente aos rapazes, era quem transportava maior peso e quem mais referia sentir dores cervicais, lombares e/ou dorsais.


Palavras-chave


Crianças, peso, educação, postural

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0175

Apontadores

  • Não há apontadores.