COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA - AUTOPERCEÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DO CONCELHO DE VISEU

Luiz Cláudio Almeida Queiroga, Carlos Manuel Francisco

Resumo


O presente estudo tem como objetivo identificar a autoperceção das competências profissionais dos professores de Educação Física do concelho de Viseu. Concebemos o nosso estudo baseado na investigação quantitativa, em que utilizamos um plano não experimental descritivo por inquérito. Após o levantamento do número total de professores que lecionam nas escolas deste concelho, foi aplicado um questionário de (Nascimento, 1999; Feitosa 2002), adaptado para Portugal por (Batista, 2008), denominado “Escala de Autoperceção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos”, a partir da qual foi constituída a nossa amostra de 69 professores. Para analisarmos os resultados, utilizámos técnicas de estatística descritiva, médias, frequências e desvios padrão e, a técnica de estatística comparativa, T-Teste. Os resultados indicam que existe diferenças estatisticamente significativas entre as habilitações académicas dos professores de Educação Física e a autoperceção de competência profissional, nas dimensões conhecimentos, habilidades e atitudes. Por sua vez, os resultados apontam no sentido da existência de diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de docência (260/620) e a autoperceção de competência profissional, na dimensão conhecimentos.

Palavras-Chave: Autoperceção; Competência Profissional e Professores de Educação Física


Palavras-chave


Competência; Professor; Educação Física Ensino

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i1417

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