AS CARACTERÍSTICAS DO IDOSO DEPENDENTE E A SOBRECARGA NO CUIDADOR INFORMAL: UM ESTUDO EM BELMONTE

Maria Hermínia Barbosa, Cecília Fonseca, Julieta Martins

Resumo


Os cuidados prestados informalmente por familiares, a um idoso dependente (ID), geralmente, acarretam uma sobrecarga intensa ao cuidador informal (CI).

Nesta investigação pretendeu-se perceber se a sobrecarga do CI é influenciada pelas caraterísticas sócio-demográficas e situação clínica dos ID’s.

Realizou-se um estudo quantitativo transversal com base numa amostra constituída por 34 CI’s e respetivos ID’s. O instrumento de colheita de dados, de administração indireta, integrava os Questionários Geral para o CI e para o ID, a Escala de Pfeiffer Portable Mental Status Questionary, a Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit e o Índice de Barthel. Os dados recolheram-se entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013, respeitando todos os procedimentos de natureza ética.

Os resultados revelaram que a maioria dos CI’s apresenta níveis de sobrecarga elevados, principalmente nos CI’s que cuidam de idosos do género masculino, solteiros, que auferem pensão de reforma/aposentação, se encontram dependentes há mais de 10 anos e com níveis de dependência menores.

Concluiu-se que se deve investir na monitorização da sobrecarga dos CI's e em estratégias de intervenção que potenciem as suas competências.


Palavras-chave


Cuidadores informais; idosos dependentes; sobrecarga

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i20141

Apontadores

  • Não há apontadores.