Procura dos estudantes do Ensino Superior em Turismo: realidade da ESTH/IPG

Manuel Salgado, José Alexandre dos Santos Vaz Martins, Adélia Nunes Godinho

Resumo


A importância da área científica do Turismo em Portugal, nomeadamente no Ensino Superior, requer uma análise e interpretação do respectivo contexto educativo e formativo. Constata-se que as instituições académicas portuguesas continuam a investir significativamente nesta área de estudos desde o ano letivo de 1986/87. De fato, o Processo de Bolonha conduziu a relevantes mudanças na filosofia e estrutura dos cursos superiores, designadamente a nível curricular e do processo de ensino-aprendizagem. Assim, caracteriza-se a instituição e o projecto educativo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, analisa-se o processo de adequação dos cursos de acordo com os modelos de organização curricular, através da recolha e análise de informação secundária sobre os principais indicadores da oferta e da procura formativas dos cursos desta IES, que tem hoje um enquadramento institucional objetivamente balizado no Turismo e Hotelaria. A finalidade desta reflexão visa, sobretudo, interpretar e demonstrar a necessidade e o interesse do estudo da procura dos estudantes desta área de estudos a nível nacional, com particular pormenorização da realidade da procura dos estudantes da ESTH com o principal intuito de compreender a evolução e as tendências do Ensino Superior em Turismo. A estratégia a adotar por esta IES, a nível regional e nacional, deve suportar-se em conhecimento rigoroso sobre esta realidade de modo a contribuir eficazmente para as melhores decisões dos seus responsáveis.

 


Palavras-chave


Turismo; ensino superior; procura de estudantes



DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i1514

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