EUROPEAN QUALITY IN SOCIAL SERVICES: ABORGAGEM TEÓRICA DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Fátima David, Andreia Monteiro

Resumo


O objetivo principal desta investigação é percecionar o modelo European Quality in Social Services (EQUASS), bem como analisar os critérios para a certificação da qualidade no âmbito do EQUASS Assurance e os respetivos indicadores chave de desempenho. Como metodologia de investigação desenvolveu-se uma análise teórica relativa à revisão de literatura científica e de normativos legais para contextualizar os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), em geral, e o referencial EQUASS Assurance, em particular. Os resultados obtidos permitem concluir que a qualidade é uma importante estratégia encontrada para responder às exigências, quer a nível económico, quer a nível da sociedade. Deste modo, as organizações implementam SGQ de modo a conseguirem disponibilizar produtos e/ou serviços de qualidade que marquem a diferença em relação a outras organizações do mesmo setor.

Palavras-chave


Qualidade, EQUASS, Processo de auditoria, Portugal

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i20135

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