ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: O CASO DO SETOR FERROVIÁRIO EM PORTUGAL

Maria Lúcia Marques, José Ángel Pérez López, Rute Abreu

Resumo


Os Ativos Fixos Tangíveis (ATF) representam, de um modo geral, uma das rubrica mais importante da Demonstração da Posição Financeira das entidades. O objetivo desta investigação é analisar o enquadramento normativo a partir da Norma Internacional de Contabilidade 16 (IAS 16 – Ativos Fixos Tangíveis (ATF)), a qual esteve na base da Norma Contabilística e de Relato Financeiro 7 – AFT, realçando a mensuração dos AFT, de modo particular a mensuração subsequente, pois a entidade pode optar pelo modelo do custo ou pelo modelo da revalorização. Para o efeito, analisaram-se os procedimentos contabilísticos específicos de cada um dos modelos, realçando o modelo da revalorização pela sua complexidade, e as implicações com as restantes demonstrações financeiras.

Como metodologia de investigação propõe-se, para a análise teórica, uma revisão de literatura, através de pesquisa bibliográfica da IAS 16 – AFT e para a análise empírica, uma análise de conteúdos apoiada no caso de estudo da Rede Ferroviária Nacional – REFER, EPE, no período de 2009 a 2014.

Os resultados demostram que a informação disponibilizada pela REFER, EPE ao estar subdividida em atividade de Investimento em Infraestruturas de Longa Duração e em Gestão de Infraestruturas, apresentam informação dos AFT substancialmente diferente da globalidade das entidades, em virtude da especificidade da atividade que desenvolve.


Palavras-chave


IAS; AFT; Mensuração; REFER; Portugal

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i21124

Apontadores

  • Não há apontadores.