(IN)FORMAÇÃO SOBRE PICTOGRAMAS DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS: RE(CONHECER) IMPACTES AMBIENTES E NA SAÚDE

Sílvia Maria Carriço dos Santos Monteiro, Maria Lizete Lopes Heleno, Fernando José do Nascimento Sebastião, Kirill Ispolnov, Olga Maria Assunção Pinto dos Santos

Resumo


O conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental para promover comportamentos e atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, sendo crucial a sua abordagem nos currículos do ensino superior. O trabalho desenvolvido analisa o nível de perceção destes pictogramas por parte de jovens adultos, que estão ou estarão a curto prazo em contexto laboral. Neste estudo recorreu-se à preparação e utilização de uma ferramenta na forma de uma ficha de trabalho que contemplava os nove pictogramas relativos às substâncias/produtos perigosos, propondo aos estudantes do Politécnico de Leiria o desafio de identificar e elaborar legendas correspondentes a cada um dos sinais, antes e após a formação ministrada sobre os mesmos. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente em termos descritivos e com recurso a ferramentas de inferência estatística.

De uma forma geral, os resultados obtidos das fichas de trabalho revelaram um nível de conhecimento baixo antes da formação, o qual aumentou de forma satisfatória após a formação, apesar de ainda revelar um nível médio. Os resultados permitiram concluir que, de entre as três classes de perigo, os Perigos Físicos foram aqueles que evidenciaram, em média, níveis de conhecimento mais satisfatórios, comparativamente com a classe dos Perigos para a Saúde Humana e com a classe dos Perigos para o Ambiente.

Uma análise comparativa entre as áreas de formação permitiu perceber que são os estudantes das áreas de Engenharia e Tecnologia e de Saúde e Desporto os que estavam dotados de uma preparação mais adequada antes de lhes serem apresentados os conteúdos programáticos sobre substâncias perigosas. Os dados demonstraram, ainda, que nem a idade dos estudantes nem o estatuto de trabalhador influenciaram significativamente as classificações obtidas antes e após a formação.

Desta forma, considera-se a necessidade de melhorar e adequar as metodologias de ensino, em todos os níveis de formação, para garantir a aquisição das competências necessárias para a minimização de acidentes ambientais, acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Palavras-chave


Pictogramas de substâncias perigosas, formação superior, acidentes de trabalho, acidentes ambientais, doenças profissionais, saúde humana

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i30482

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