A ESTIMULAÇÃO DA LEITURA EM ALUNOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL NO CONTEXTO DA BILIOTECA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

António José Alves Oliveira

Resumo


A leitura é um dos requisitos fundamentais para o sucesso educativo e a inclusão de qualquer indivíduo na sua sociedade de referência. O conceito de biblioteca escolar inclusiva veio reforçar a necessidade de estabelecer as condições de acesso à informação de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Esta investigação tem como objetivo principal compreender a forma como a biblioteca  de uma escola  do concelho do Fundão, objeto do nosso estudo, desenvolve atividades que contribuem para a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional. No estudo empírico adotamos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso, do tipo exploratório, no qual utilizamos como métodos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada, a observação direta  e  a análise documental.

Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada, não desenvolve especificamente a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional, no contexto da frequência deste espaço educativo, apesar dos bons recursos humanos e materiais de que dispõe.  Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas atividades de leitura para este público específico.


Palavras-chave


leitura, alunos com diversidade funcional, biblioteca escolar

Texto Completo:

PDF

Referências


Almeida, L. (2008). Evolução do sistema de ensino superior após a revolução de Abril de 1974. Expansão e regulação. Reforma no quadro do espaço europeu de ensino superior. (Tese de doutoramento não publicada). Badajoz: Facultad de Educación. Universidad de Extremadura.

Amor, E. (1993). Didáctica do Português - Fundamentos e Metodologias. Lisboa: Texto Editora.

Bell, J. (2008). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

César, M. (2003). A Escola Inclusiva enquanto espaço-tempo de diálogo de todos e para todos. In D. Rodrigues (Org.), Perspectivas sobre a inclusão. Da Educação à Sociedade. Porto: Porto Editora, 128-131

De Ketele, J. M. & Rogiers, X. (1999). Metodologia da recolha de dados: Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos. Lisboa: Instituto Piaget.

Ferreira, M. & Serra, F. (2009). Casos de Estudo: Usar, Escrever e Estudar. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda.

Freixo, M. (2009). Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas. Lisboa:

Goetz, J.P e Lecompte, M. D.(1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigation educativa. Madrid: Ed. Morata, S.A.

Hegenberg, L. (1976). Etapas da Investigação Científica (Observação, Medida, Indução). São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.

Laperrièrre, A. (2003). A observação directa. In B. Gauthier (Dir.). Da problemática à colheita de dados, 257-260. Loures: Lusociência-Edições Técnicas e Científicas, Lda.

Moreira, C. (2008). Teorias e práticas de investigação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Morgado, J. (2004). Qualidade na Educação: Um desafio para os Professores. Editorial Presença.

Patte, G. (2000). Niños discapacitados para la lectura o bibliotecas discapacitadas? In VIII Jornadas de Bibliotecas Infantiles, Juveniles y Escolares, 83-109. Leer em plural. Salamanca: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.

Pires, H. (2017). O contributo da biblioteca escolar para o reforço da escola inclusiva. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares.

Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Ribeiro, A & Leite, J. (2002). Contributos para um conceito de Biblioteca Inclusiva. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Secretariado Nacional para a Reabilitação e para a Integração das Pessoas com Deficiência. Integrar, 14, 50-76.

Sequeira, F. (2000). Formar leitores: o contributo da biblioteca escolar. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Sousa, A. (2009). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte, Lda.




DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i30451

Apontadores

  • Não há apontadores.