COMPREENSÃO DE TEXTOS EXPOSITIVOS: AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EM LEITURA NO 4.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Teresa Costa Pereira, Otília Sousa

Resumo


A leitura, competência-chave que permite ao ser humano integrar-se na sociedade, aceder à cultura escrita e construir conhecimento sobre o mundo que o rodeia deve ser trabalhada de forma integrada em sala de aula. Práticas pedagógicas que promovam o trabalho da compreensão na leitura de forma transversal, em todas as áreas do currículo, têm um papel crucial na formação de leitores e escritores competentes e de cidadãos críticos e participativos. Esta investigação pretende dar conta da forma como a leitura de textos expositivos com a utilização de estratégias cognitivas e metacognitivas, aliadas a um ensino sistemático, explícito e progressivo de leitura, ajuda os alunos a construir conhecimento e a melhorar as competências de leitura desses textos. O estudo, semi-experimental, foi realizado no 4.º ano do 1.º CEB (1 turma experimental e 2 de controlo), de um agrupamento pertencente a um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) da região de Lisboa. Os resultados mostram que após a intervenção houve um aumento do número de respostas corretas em todos os tipos de compreensão, o que indica que o trabalho realizado ajudou os alunos a melhorar o seu desempenho em leitura.


Palavras-chave


Leitura, Textos expositivos, Construção de conhecimento, Cognição e Metacognição.

Texto Completo:

PDF

Referências


ABARCA, E. (2010). 10 CLAVES PARA ENSEÑAR A COMPRENDER. EDUCACIÓN PRIMARIA. IN BARGUEÑO, E., BARREDO, F., NUERE, S., SÁNCHEZ ZARCO, M., & COLL, C. CON FIRMA 2010. LEER PARA APRENDER. LEER EN LA ERA DIGITAL. GOBIERNO DE ESPAÑA. MINISTERIO DE EDUCACIÓN.

ACEVEDO, C., & ROSE, D. (2007). READING (AND WRITING) TO LEARN IN THE MIDDLE YEARS OF SCHOOLING. PRIMARY ENGLISH TEACHING ASSOCIATION.

APPLEGATE, A. J. & APPLEGATE, M. D. (2010). A STUDY OF TOUGHTFUL LITERACY AND MOTIVATION TO READ. THE READING TEACHER, 64 (4), 226-234.

ARMBRUSTER, B. B., LEHR, F., OSBORN, J., O’ROURKE, R., BECK, I., CARNINE, D., & SIMMONS, D. (2001). PUT READING FIRST. WASHINGTON, DC: NATIONAL INSTITUTE FOR LITERACY.

BALULA, J. (2007). ESTRATÉGIAS DE LEITURA FUNCIONAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS. (DOCTORAL DISSERTATION, UNIVERSIDADE DE AVEIRO). RETRIEVED FROM HTTP://REPOSITORIO.IPV.PT/BITSTREAM/10400.19/1242/1/JPRBALULA%20%282007%29.PDF

“AUTOR”

COLL, C., MARTÍN, E., MAURI, T., MIRAS, M., ONRUBIA, J., SOLÉ, I., & ZABALA, A. (2001). O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA. NOVAS PERSPECTIVAS PARA A ACÇÃO PEDAGÓGICA. PORTO: EDIÇÕES ASA.

“AUTOR”

“AUTOR”

CURTO, L. M., MORILLO, M. M., & TEIXIDÓ, M. M. (2009). ESCREVER E LER: MATERIAIS E RECURSOS PARA A SALA DE AULA. PORTO ALEGRE: ARTMED.

DECRETO LEI NO 55/2018 DE 6 DE JULHO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DIÁRIO DA REPÚBLICA: I SÉRIE, NO 129 (2018). DISPONÍVEL EM WWW.DRE.PT.

DE MIER, M. V., AMADO, B., & BENÍTEZ, M. E. (2015). DIFICULTADES EN LA COMPRENSIÓN DE TEXTOS EXPOSITIVOS EN NIÑOS DE LOS PRIMEROS GRADOS DE LA ESCUELA PRIMARIA. PSYKHE (SANTIAGO), 24(2), 1-13.

DIONÍSIO, M., & PEREIRA, I. (2006). A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR EM PORTUGAL. CONCEPÇÕES OFICIAIS, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS. PERSPECTIVA, 24 (2), 597-622

DIREÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO. (2018). APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - ENSINO BÁSICO. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.DGE.MEC.PT/APRENDIZAGENS-ESSENCIAIS-ENSINO-BASICO

DUKE, N. K. (2000). FOR THE RICH IT’S RICHER: PRINT ENVIRONMENTS AND EXPERIENCES OFFERED TO FIRST-GRADE STUDENTS IN VERY LOW- AND VERY HIGH-SES SCHOOL DISTRICTS. AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH JOURNAL, 37, 456–457.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. (1986). PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA. PORTO ALEGRE: ARTMED.

FREEBODY, P. & LUKE, A. (1990) LITERACIES PROGRAMS: DEBATES AND DEMANDS IN CULTURAL CONTEXT. PROSPECT, 5, 7–16.

GIASSON, J. (2000). A COMPREENSÃO NA LEITURA. PORTO, PORTUGAL: EDIÇÕES ASA.

GUTHRIE, J. T., ANDERSON, E., ALAO, S., & RINEHART, J. (1999). INFLUENCES OF CONCEPT- ORIENTED READING INSTRUCTION ON STRATEGY USE AND CONCEPTUAL LEARNING FROM TEXT.ELEMENTARY SCHOOL JORNAL, 99, 343-366.

IAVE (2017). RESULTADOS GLOBAIS PIRLS 2016, EPIRLS 2016 – PORTUGAL. LITERACIA DE LEITURA & LITERACIA DE LEITURA ONLINE. DISPONÍVEL EM HTTP://IAVE.PT/IMAGES/FICHEIROSPDF/ESTUDOS_INTERNACIONAIS/RELAT_PIRLS_2016_RESULTADOS.PDF

“AUTOR”

LOURENÇO, V., DUARTE, A., NUNES, A., AMARAL, A. (2019). PISA 2018 – PORTUGAL. RELATÓRIO NACIONAL. LISBOA: INSTITUTO DE AVALIAÇÃO EDUCATIVA.

MACHADO, E. (2002). LENDO E COMPREENDENDO: UMA EXPERIÊNCIA COM 5ª SÉRIE. TESE DE MESTRADO APRESENTADA À UNIVERSIDADE DE CAMPINAS.

MARÔCO, J. (2018). O BOM LEITOR: PREDITORES DE LITERACIA DE LEITURA DOS ALUNOS PORTUGUESES NO PILRS 2016. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 31 (2), 115-131.

MARQUES, L., MATA, L., ROSA, M., & SILVA, I. L. (2016). ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. LISBOA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO (DGE).

MARTINS, G. D. O., GOMES, C. A. S., BROCARDO, J., PEDROSO, J. V., CAMILO, J. L. A., SILVA, L. M. U., ... & RODRIGUES, S. M. C. V. (2017). PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA. LISBOA, PORTUGAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO (DGE)

MATA, L. (2008). A DESCOBERTA DA ESCRITA: TEXTOS DE APOIO PARA EDUCADORES DE INFÂNCIA. LISBOA: DGIDC

MEYER, B. (1985). PROSE ANALYSIS:PURPOSES, PROCEDURES, AND PROBLEMS. IN B. K. BRITTON & J. BLACK (EDS.), ANALYSING AND UNDERSTANDING EXPOSITORY TEXT. HILLSDALE, NJ: ERLBAUM.

MEYER, B. & RAY, M. (2011). STRUCTURE STRATEGY INTERVENTIONS: INCREASING READING COMPREHENSION OF EXPOSITORY TEXT. INTERNATIONAL ELECTRONIC JOURNAL OF ELEMENTARY EDUCATION, 2011, 4(1), 127-152.

MIGUEL, E. S. (1993). LOS TEXTOS EXPOSITIVOS. MADRID: SANTILLANA.

MORENO, V. (2003). LEER PARA COMPRENDER. PAMPLONA: GOBIERNO DE NAVARRA-DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN Y CULTURA.

MOSS, B. (2004). TEACHING EXPOSITORY TEXT STRUCTURES THROUGH INFORMATION TRADE BOOK RETELLINGS. READING TEACHER, 57(8), 710–719. RETRIEVED FROM HTTP://MCTERESOURCES.PBWORKS.COM/W/FILE/FETCH/65488920/READING TEACHER 2.PDF

MULLIS, I., MARTIN, M., FOY, P., & DRUCKER, K. (2012). PIRLS 2011 INTERNATIONAL RESULTS IN READING. CHESTNUT HILL, MA, USA: TIMSS & PIRLS INTERNATIONAL STUDY CENTER, LYNCH SCHOOL OF EDUCATION, BOSTON COLLEGE. HTTP://DOI.ORG/10.1097/01.TP.0000399132.51747.71

OLSON, D. R. (2005). L’ÉCOLE ENTRE INSTITUTION ET PÉDAGODIE. PARIS: RETZ.

PIRES, Â., BRITO, E., VELHO, F. (2020), ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – A PERCEÇÃO DA CRIANÇA. EGITÂNIA SCIENCIA - SPECIAL EDITION – EDUCATION, (67-83).

RIBEIRO, I., VIANA, F., SANTOS, S., CADIME, I., (2014). BAL - BATERIA DE AVALIAÇÃO DA LEITURA: ABORDAGENS TEÓRICAS E OPÇÕES METODOLÓGICAS. LISBOA: CEGOC-TEA. DISPONÍVEL EM HTTP://REPOSITORIUM.SDUM.UMINHO.PT/BITSTREAM/1822/42998/1/BAL_MANUAL%20T%C3%A9CNICO%20%28FORMATO%20EBOOK%29.PDF

RODRIGUES,M.L., ALÇADA,I., CALÇADA, T. & MATA, J. ( 2017) APRESENTAÇÃO DO PROJETO “APRENDER A LER E A ESCREVER EM PORTUGAL (RELATÓRIO DE PROGRESSO). LISBOA, MAIO DE 2017.

SCHLEICHER, A. (2019). PISA 2018: INSIGHTS AND INTERPRETATIONS. OECD PUBLISHING. DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.OECD.ORG/PISA/PISA%202018%20INSIGHTS%20AND%20INTERPRETATIONS%20FINAL%20PDF.PDF

SNOW, C. (2010). ACADEMIC LANGUAGE AND THE CHALLENGE OF READING FOR LEARNING ABOUT SCIENCE. SCIENCE, 328(5977), 450–452. HTTP://DOI.ORG/10.1126/SCIENCE.1182597

“AUTOR”

“AUTOR”

“AUTOR”

TOMASELLO, M., KRUGER, A., & RATNER, H. (1993). CULTURAL LEARNING. BEHAVIORAL AND BRAIN SCIENCES, 16(3), 495-552. DOI: 10.1017/S0140525X0003123X

VIANA, F. L., RIBEIRO, I., SANTOS, S. C., & CADIME, I. (2012). APRENDER A COMPREENDER. DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA. EXEDRA, 447–465.

WALDFOGEL, J. (2012). THE ROLE OF OUT-OF-SCHOOL FACTORS IN THE LITERACY PROBLEM. FUTURE OF CHILDREN, 22(2), 39–54. HTTP://DOI.ORG/10.1353/FOC.2012.0016

WIGFIELD, A., GLADSTONE, J. R., & TURCI, L. (2016). BEYOND COGNITION: READING MOTIVATION AND READING COMPREHENSION. CHILD DEVELOPMENT PERSPECTIVES, 10(3), 190-195.

WILLIAMS, J. (2018) TEXT STRUCTURE INSTRUCTION: THE RESEARCH IS MOVING FORWARD. READING AND WRITING, 31(9), 1923-1935.




DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29449

Apontadores

  • Não há apontadores.