DIABETES MELLITUS – A REALIDADE DO CONCELHO DE PAREDES

Patricia Margarida Coelho, Francisco José Rodrigues, Anabela Vargas

Resumo


Introdução: A Diabetes Mellitus é uma patologia considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia. As avaliações feitas para o cálculo da sua prevalência, conhecimento e controlo estão dependentes de estudos de investigação junto da população que mostrem a realidade desta patologia cuja tendência é aumentar exponencialmente, considerando-se desta forma de elevada pertinência o estudo epidemiológico da população portuguesa.

Objetivo: Determinar a prevalência da diabetes na população adulta do concelho de Paredes.

Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e observacional, com recolha de dados prospetiva e aleatória em várias ruas do concelho de Paredes. Foram estudados 1054 indivíduos dos quais 60,82% são do género feminino e 39,18% do masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 90 anos. A recolha de dados foi efetuada com recurso à avaliação dos níveis de glicose no sangue.

Resultados: Registou-se uma prevalência de diabetes de 8,4%%, dos quais 7,5% tinham conhecimento da patologia, 0,8% sabiam que eram diabéticos e tinham valores de glicémia aumentados e 0,9% correspondiam a indivíduos não diagnosticados igualmente com valores de glicémia aumentados.

Conclusão: Existe uma elevada taxa de diabetes no concelho de Paredes e um número significativo de indivíduos que desconhece ser diabético.


Palavras-chave


Prevalência; Diabetes Mellitus; Hiperglicemia, Fatores de risco

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29420

Apontadores

  • Não há apontadores.