AVALIAÇÃO DA DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA NO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA: ATRAVÉS DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAÇO

Ana Bandeira, Alexandre Pereira, Sónia Matilde Mateus

Resumo


Introdução: A doença arterial periférica é uma doença aterosclerótica vascular sistémica, que resulta do estreitamento do lúmen das artérias, provocando uma diminuição do aporte de fluxo sanguíneo para os membros inferiores. O seu diagnóstico pode ser realizado através de exames não invasivos, como o Índice tornozelo-braço.

Objetivo: Caraterizar casos de doença arterial periférica existentes na região de Proença-a-Nova através da realização do Índice tornozelo-braço, tendo em conta os fatores de risco.

Metodologia: Foram estudados 55 indivíduos, dos quais 27 indivíduos (49,1%) são do género masculino e 28 (50,9%) do género feminino, com idades compreendidas entre 45 e 89 anos e média de 64±9,94 anos.

Resultados: Quanto aos fatores de risco, a maior parte não pratica exercício físico regularmente (69,1%), coincidindo com a não existência de claudicação intermitente (69,1%). O fator de risco mais presente foi a hipertensão arterial (52,7%). Quanto ao Índice tornozelo-braço, a maioria apresenta valores dentro da normalidade e 12 com doença arterial periférica leve. Não foram registados casos de doença moderada ou grave.

Conclusão: Nesta amostra existe maior percentagem de casos com doença arterial periférica leve nos indivíduos que não praticam atividade física regular, ex-fumadores, diabéticos, dislipidémicos e que têm doenças cardiovasculares.

 


Palavras-chave


doença arteria; periférica; fatores de risco; índice tornozelo-braço

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0368

Apontadores

  • Não há apontadores.