INFLUÊNCIA DA EXPOSIÇÃO TELEVISIVA NO CONSUMO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Rita Ribeiro, Ana Pereira, António José Gonçalves Fernandes

Resumo


A omnipresença da televisão na vida das crianças representa um risco potencial para a sua saúde pois, para além de influir hábitos alimentares inadequados, tem sido frequentemente apresentada como uma atividade sedentária, acarretando uma série de problemas que comprometem o seu correto crescimento e desenvolvimento. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre a Influência da Exposição Televisiva no Consumo Alimentar das Crianças.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Web of Science. Neste contexto, foram incluídas todas as publicações disponíveis entre janeiro de 2008 e dezembro de 2018, que cumpriam com os critérios de inclusão: (1) crianças com idades compreendidas entre os 6 e 11 anos; (2) artigos que avaliem a influência da exposição televisiva no consumo alimentar das crianças; (3) artigos sobre programação televisiva e (4) artigos disponíveis em texto integral publicados em inglês, espanhol e português. Após leitura de títulos, resumos e aplicação de critérios foram obtidos 12 artigos de um total de 2091 artigos obtidos na pesquisa inicial.

Verificou-se que a exposição televisiva induzia um baixo consumo de frutas e hortícolas em pelo menos 33,3% dos estudos, destacando como principais causas o tempo excessivo de visualização televisiva, a visualização televisiva durante as refeições e existência de televisão no quarto. O elevado consumo de produtos açucarados salientou-se em 50,0% dos estudos, seguindo-se de batatas fritas (41,7%), snacks salgados, produtos industrializados e fast-food, em 25,0% dos estudos. Quanto à ingestão de bebidas, as mais consumidas foram as bebidas com adição de açúcar cuja grande maioria (50% dos estudos) relacionou o elevado consumo com o tempo excessivo de visualização televisiva, a visualização televisiva durante as refeições e existência de televisão no quarto. Não obstante, em pelo menos 16,7% dos estudos, o elevado consumo de açúcar e gordura foi relacionado com a exposição televisiva.

Constatou-se que a exposição televisiva está negativamente associada ao consumo de frutas e hortícolas e positivamente associada a produtos com elevado teor de açúcar, gordura e sal. Neste sentido, torna-se imperativo reforçar a pesquisa nesta temática, com implementação de medidas de mitigação onde seja enfatizada a expressão corporal.


Palavras-chave


hábitos alimentares, consumo alimentar, comportamento alimentar, televisão, crianças

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i29341

Apontadores

  • Não há apontadores.