CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ATLETAS DE FUTEBOL

Cláudia Fonte, Ana Pereira, António José Gonçalves Fernandes

Resumo


A ferramenta de trabalho de um atleta é o seu próprio corpo, sendo essencial  um aporte de nutrientes adequado, de forma a melhorar o rendimento e recuperação do exercício. Neste contexto, muitos atletas consomem suplementos alimentares, apesar da eficácia da maioria deles não estar comprovada.

Este estudo teve como objetivos principais determinar a prevalência e o tipo de suplementos alimentares consumidos pelos atletas e estudar a sua relação com a massa gorda/magra.

Estudo quantitativo, transversal e analítico. A amostra era constituída por 72 futebolistas pertencentes a dois Clubes de Futebol,  com uma  média de idades de 21,44 ± 4,12 anos. Foi aplicado um questionário adaptado de Sousa et al.(2013), que incluia dados sociodemográficos, questões da prática desportiva, do estilo de vida e do consumo de suplementos alimentares.  Foi ainda realizada uma avaliação da composição corporal a todos os atletas.

Cerca de 91,7% dos atletas referiu tomar um ou mais suplementos alimentares (média de 4,71±3,04 suplementos/atleta)  sendo as proteínas (84,8%), multivitamínico/minerais (72,7%) e o ómega-3 (50%) os suplementos mais reportados. Verificou-se que o  consumo, e  o total de suplementos consumidos não varia entre o género (p-value= 0,333 e 0,686 respetivamente). Relativamente ao tipo de suplementos consumidos, as proteínas (p-value=0,040), ómega-3 (p-value=0,040), e outro(s) (p-value=0,000), foram os suplementos que apresentaram diferenças estatisticamente significativas segundo o género. Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre  a massa gorda dos atletas e: creatina (p-value=0,003), magnésio (p-value=0,033) e outro(s) (p-value=0,001). Relativamente à massa magra e o tipo de suplementos, registaram-se  diferenças significativas nos géis desportivos (p-value=0,048), ómega-3 (p-value=0,017), glutamina (p-value=0,005), L-Carnitina (p-value=0,019) e outros (p-value=0,000).

Considerando a elevada prevalência de consumo de suplementos alimentares entre os atletas futebolistas é necessário reforçar o acesso dos atletas à educação nutricional, que deverá enfatizar que uma alimentação equilibrada minimiza ou elimina a necessidade de suplementos.


Palavras-chave


suplementos nutricionais, suplementos alimentares, atletas, futebol, desporto

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i26302

Apontadores

  • Não há apontadores.