LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS EM MÚSICOS DE CORDOFONES BELISCADOS:ESTUDO DA PREVALÊNCIA E DOS FATORES DETERMINANTES

Rosa Maria Lopes Martins, Teresa Sales, Nélia Carvalho

Resumo


As lesões músculo-esqueléticas (LME) relacionadas com o trabalho dos músicos profissionais constituem atualmente um verdadeiro problema se saúde publica.

Assim objetivamos identificar a prevalência e os determinantes das lesões músculo-esqueléticas em músicos profissionais praticantes de cordofones beliscados (CB).

Trata-se de um estudo não experimental, descritivo-correlacional e de caráter quantitativo, que envolveu 140 músicos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos. Foi utilizado um questionário que integrava variáveis sociodemográficas, de saúde e da prática musical. Para avaliação das LME utilizámos o “Questionário Nórdico Músculo-Esquelético”.

Os resultados mostraram que 70,0% dos inquiridos referem LME, aos níveis dos punhos/mãos (68.6%), ombros (54.3%), pescoço e região lombar (44.3%).As LME são mais frequentes em músicos mais velhos, com Índices de Massa Corporal mais elevados, nos que realizam mais espetáculos e usam instrumentos musicais mais pesados.

Concluímos que a prevalência das LME nos músicos de cordofones beliscados é elevada e estão associadas a características individuais, estilos de vida e exigências da prática instrumental

Palavras-chave


Músicos; Lesões músculo-esqueléticas; Cordofones beliscados; Guitarras

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v2i27283

Apontadores

  • Não há apontadores.