A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO — UM DESAFIO CONCRETIZADO?

Florbela Rodrigues, Carla Ravasco, Rosa Branca Figueira

Resumo


O mundo globalizado obriga a que todos saibam falar idiomas, línguas estrangeiras cada vez mais cedo. Em 2003, 16 em 28 países da União Europeia iniciariam a aprendizagem de uma língua estrangeira mais cedo. Em 2015, pode verificar-se que a idade média para esta aprendizagem ronda os 6/8 anos (Eurydice,2017). Portugal não é exceção à regra, quer estar a par dos seus parceiros, estados membros, da União Europeia. E, para introduzir o ensino do inglês de forma generalizada no 1º ciclo do ensino básico, o ministério da educação vê-se confrontado com uma nova realidade educativa: formar professores de inglês para lecionar nesse ciclo de estudos. A partir de 2016, só através de um mestrado em ensino é que foi possível adquirir habilitação profissional para o novo grupo 120 (ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico). Sendo uma formação muito recente e tendo funcionado apenas uma vez na instituição superior à qual pertencemos — Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto — Instituto Politécnico da Guarda — interessa-nos aferir se os estudantes que frequentaram essa formação a consideram essencial para lecionar inglês no 1º ciclo do ensino básico. Para responder a esta pergunta, realizou-se um estudo de caso, questionando os estudantes da nossa instituição no final da sua formação.


Palavras-chave


Ensino do inglês no 1º CEB; formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0281

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