SINTAXE MUSICAL E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA - UM ESTUDO DE CASO

Susana Maia Porto, Amélia Marchão, Teresa Coelho

Resumo


O presente artigo emerge de uma abordagem comparativa realizada num estudo de caso, investigação que objetivou avaliar o projeto internacional Kiitos@21st Century Preschools - projeto implementado no contexto de Educação Pré-Escolar e promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Sor no âmbito do Programa Erasmus+.

Os resultados que aqui se apresentam advêm de uma fase específica da investigação onde, de um ponto de vista metodológico, se pretenderam analisar as competências musicais construídas pelas crianças envolvidas nas atividades do projeto Kiitos@21st Century Preschools, comparando com outras crianças não envolvidas no projeto. Para o efeito foi aplicado o teste Primary Measures of Music Audiation (PMMA) de Edwin Gordon, de forma a aferir competências ao nível de perceção musical.

Não obstante a diferença pouco significativa na percentagem de respostas corretas, as conclusões apontam para melhores resultados ao nível da perceção musical nas crianças envolvidas nas atividades do projeto relativamente às crianças do grupo de controle.


Palavras-chave


Kiitos@21st Century Preschools; Educação Pré-Escolar; Edwin Gordon; Primary Measures of Music Audiation; estudo de caso; perceção musical.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i26270

Apontadores

  • Não há apontadores.