A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL EQUASS E O SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS CLIENTES DE UM CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Pedro Duarte Oliveira, Vasco Silva

Resumo


A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas instituições particulares de solidariedade social é uma realidade recente em Portugal, contando com uma prática ainda bastante limitada. Neste sentido o Instituto de Segurança Social lançou a estas organizações um imperativo de certificação da qualidade como forma de diferenciação positiva, espoletando um assinalável interesse pelo tema. Neste artigo reportamos os resultados de um estudo sobre a avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes com deficiência mental de uma instituição particular de solidariedade social portuguesa, relativamente ao período decorrido entre 2012 e 2016. Este estudo baseou-se na aplicação da Escala Gencat, resultando como principal conclusão a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, especialmente nas dimensões “Desenvolvimento Pessoal” e “Direitos e Relações Interpessoais”. Para tal mudança foram determinantes os requisitos inerentes ao referencial, muito em especial a adoção dos planos de desenvolvimento pessoal.



Palavras-chave


Gestão da qualidade; EQUASS; qualidade de vida; deficiência mental

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DOI: https://doi.org/10.46691/es.v2i25231

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