INGESTÃO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DOS DESPORTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Angela Alves, António José Gonçalves Fernandes, Vera Ferro-Lebres

Resumo


Um dos problemas nutricionais dos desportos estéticos, como ginástica rítmica e artística, é o balanço negativo da ingesta energética, tanto de macronutrientes como de micronutrientes. Estas deficiências, muitas das vezes, são consequência de dietas restritivas fundamentadas na imposição de uma figura corporal magra. A presente revisão da literatura objetivou perceber se os desportistas cumprem as recomendações nutricionais e estudar as diferenças de ingestão alimentar e nutricional em diferentes modalidades.

Realizou-se uma revisão da literatura em publicações internacionais, incluindo combinações de palavras chave como “diet”, “nutrition”, “gym” e ”exercise”. Foram selecionados estudos publicados em revistas com revisão por pares, sem limite no período de tempo , redigidos em Português, Inglês e Espanhol.

Na presente revisão verificou-se que o macronutriente que mais se adequou às recomendações foi a proteína, sendo a ingesta energética aquela que apresentou défice na maioria dos artigos. A vitamina B12 mostrou-se, na maioria dos estudos, acima das recomendações. Pelo contrário, os minerais ferro e cálcio mostraram consenso na sua inadequação face às recomendações. Na ingesta alimentar, observou-se um consumo maioritário de produtos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos, lacticínios e leguminosas. No entanto, observou-se, também, um consumo elevado de enchidos e produtos de pastelaria.

A presente revisão permite concluir que a ingesta energética de cálcio e ferro, na maioria dos estudos, não atendem às recomendações. A ingesta proteica foi aquela que gerou maior consenso, sendo adequada ou superior às recomendações. De um modo geral, nos desportistas o consumo alimentar mostra-se adequado relativamente aos alimentos ricos em proteína, mas observou-se um consumo inadequado para o consumo de enchidos e bolos.



Texto Completo:

PDF Sem título ()


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i24220

Apontadores

  • Não há apontadores.