PRÁTICAS ALIMENTARES DOS UTILIZADORES DE QUATRO GINÁSIOS DO NORTE DE PORTUGAL

Angela Alves, António José Gonçalves Fernandes, Vera Ferro-Lebres

Resumo


Atualmente, sabe-se que a alimentação está relacionada com a performance desportiva, podendo melhorar o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e, individualmente, planeadas. Este estudo objetiva estudar as práticas alimentares e de atividade física dos utilizadores de ginásio do Norte de Portugal. Para isso, foi efetuado um estudo epidemiológico, transversal baseado numa amostra de 228 indivíduos. Para recolha dos dados foi aplicado um questionário com questões sobre dados sociodemográficos, da(s) modalidade(s) praticada(s), da prática de padrões alimentares específicos, um  recordatório alimentar das últimas 24h. Os dados antropométricos foram, objetivamente, medidos.

Relativamente ao tipo de dieta praticada verificou-se que a maioria dos utilizadores de ginásio não assumiram praticar nenhum tipo de dieta específica (81,6%). Aqueles que assumiram seguir uma dieta hiperproteica apresentam valores de IMC, significativamente, superiores. Verificou-se que o consumo energético e nutricional não diferia, significativamente, considerando o tipo de dieta que os utilizadores de ginásio seguiam. Quanto ao tipo de modalidade desportiva praticada, aqueles que praticavam modalidades de força, foram os que apresentaram maior consumo de proteína. Por fim, aqueles que frequentavam o ginásio há mais tempo apresentaram maior consumo de fruta. No entanto, aqueles que frequentavam o ginásio há menos tempo apresentaram maior consumo de carne, peixe e ovos.

A maioria dos utilizadores assumiram não praticar nenhum tipo de dieta. No entanto, a maioria dos inquiridos apresentou dietas hiperproteicas, sendo que aqueles que praticavam modalidades de força apresentaram maior consumo de proteína. Apesar de os utilizadores de ginásio assumirem seguir determinada dieta específica, na verdade não se verificaram diferenças significativas na ingesta nutricional e alimentar.


Palavras-chave


Práticas alimentares; Práticas desportivas; Utilizadores de ginásio

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v2i27219

Apontadores

  • Não há apontadores.