AMAMENTAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DOS 2 AOS 5 ANOS

Ana Sousa, Jacinta Mendes, Jéssica Gonçalves Fernandes, Sara Ribeiro, António José Gonçalves Fernandes, Juliana Almeida-de-Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho de investigação foi estudar a associação entre o estado nutricional e as práticas de aleitamento, duração, exclusividade e não exclusividade, introdução de leite de fórmula e a sua duração, o início da diversificação alimentar, consumo alimentar por grupo de alimento e prática de atividade física. Para isso, desenvolveu-se um estudo transversal baseado numa amostra de 143 crianças dos 2 aos 5 anos. Os dados foram tratados com recurso ao software SPSS  23.0. e teste de Spearman para calcular os coeficientes de correlação.

Encontrou-se correlação positiva mas fraca entre o percentil-peso e o consumo de sumos naturais, bolos e bolachas; entre o percentil-IMC e o consumo de leite magro, bolos e bolachas; o percentil-estatura e o consumo de leguminosas e sumos naturais; e, a circunferência do pescoço e o leite achocolatado, pão, refrigerantes, bolos e bolachas e, ainda, chocolates ou gomas. Foi, também, encontrada correlação negativa mas fraca entre o percentil-peso e o consumo de tubérculos; o percentil-IMC e o consumo de salada; a circunferência do pescoço e a fruta fresca; e, a circunferência da cintura e o consumo de salada e peixe magro. Foi, ainda, encontrada correlação negativa mas fraca entre a duração do aleitamento por leite de fórmula e a circunferência do pescoço, a idade de diversificação alimentar e a circunferência da cintura. Não foram encontradas correlações, estatisticamente, significativas entre os restantes alimentos e o estado nutricional bem como entre a pática de atividade física e o estado nutricional.


Palavras-chave


Crianças, Estado Nutricional, Amamentação, Hábitos Alimentares, Atividade Física.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i22211

Apontadores

  • Não há apontadores.