CRESCIMENTO SOMÁTICO E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS MADEIRENSES DO PRÉ-ESCOLAR

António Manuel Antunes, Rui Sousa, Rui Osório, Sérgio Lopes, Hugo Bessa, Bernardo Valério, João Estanqueiro, Élvio Gouveia, Gonçalo Marques, Duarte Freitas

Resumo


O objetivo foi investigar o dimorfismo sexual, a estabilidade e a mudança no crescimento somático e desempenho motor em crianças dos 3 aos 5 anos.

A amostra foi composta por 55 alunos do Colégio do Marítimo. O crescimento foi aferido seguindo o protocolo descrito no The Leuven Growth Study. O desempenho motor foi avaliado através da Preschool Test Battery. A avaliação realizou-se nos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016. O teste de Mann-Whitney, a correlação de Spearman e o Wilcoxon signed rank test foram utilizados na análise.

A altura revelou diferenças (U= 230,0; W= 819,0; p= 0,03) entre meninas (Md= 107,70) e meninos (Md= 104,40) no 1º momento de avaliação, bem como um ano mais tarde. As meninas apresentaram valores medianos estaturais (Md= 112,10) superiores aos meninos (Md= 108,10). No desempenho motor, observaram-se diferenças com significado estatístico no lançamento da bola de ténis no 1.º e 2.º momentos de avaliação. Os meninos (Md= 5,01) lançaram distâncias superiores às meninas (Md= 3,79), nos 1º e 2º momentos de avaliação (Md= 5,74 e Md= 4,71, respetivamente). A altura, nas raparigas, foi a variável que revelou maior estabilidade da 1ª para a 2ª avaliação (rho= 0,98). No desempenho motor, as correlações mais elevadas foram observadas na corrida de ida-e-volta para as meninas (rho> 0,85) e na corrida de velocidade para os meninos (rho> 0,83). A maior expressão na mudança foi observada no peso corporal, nas meninas (Z= -2,37; p= 0,018). Os scores medianos aumentaram dos 3 (Md= 15,40) para os 4 anos (Md= 17,40). Resultados similares foram observados na altura. No desempenho motor foram observadas melhorias estatisticamente significativas na quase totalidade dos testes. Exceções foram observadas na impulsão horizontal (Z= -1,86, p= 0,077; meninas), corrida de velocidade (Z= -1,83, p= 0,068; meninos) e lançamento da bola de ténis (Z= -1,85, p= 0,064; meninos).

As diferenças entre sexos no crescimento somático e desempenho motor estão presentes em idade pré-escolar. A estabilidade foi elevada nas variáveis somáticas e melhorias no desempenho motor foram mais evidentes dos 4 para os 5 anos.


Palavras-chave


Crianças; Crescimento; Performance

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0179

Apontadores

  • Não há apontadores.