A INFLUÊNCIA DA ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NO PROCESSO EDUCATIVO NO 1º CICLO

Bruno Trindade, Maria José Conde, Ricardo Pocinho

Resumo


RESUMO

Este artigo tem como objetivo esclarecer a relevância da Animação Sociocultural no processo educativo da criança, como fator de consciencialização da sociedade da importância da ação da Animação Sociocultural no desenvolvimento das crianças através do brincar, da sua valorização na prevenção de conflitos e dos benefícios para as relações sociais.

A inserção da Animação Sociocultural na educação, com relevância para a educação não formal, permite que as crianças, através das atividades desenvolvidas, se apropriem das regras de socialização de forma lúdica, ajudando-as a comunicar, a interagir socialmente e a “descobrir o mundo”.

A aplicação deste estudo evidencia a importância que a Animação Sociocultural tem nas escolas, sendo fundamental para a assimilação de regras e valores fundamentais para o crescimento quer social quer individual das crianças, associando questões cognitivas a contextos socio-afetivos. Assim, é possível prevenir comportamentos de risco e formar um ser humano mais social e mais capaz.

 


Palavras-chave


Animação Sociocultural; educação; escolas; socialização.

Texto Completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i22176

Apontadores

  • Não há apontadores.