A CRIATIVIDADE, A CONTEMPORANEIDADE E O UNIVERSO INFANTIL: PENSAR E CONSTRUIR MUSICALMENTE
Resumo
Indo ao encontro de hodiernas abordagens metodológicas e de uma visão holística sobre a criação e a construção da arte, apresenta-se, neste artigo, a 3.ª fase de uma investigação-ação onde se pretendeu desenvolver estratégias que facilitem a inclusão da música erudita contemporânea na educação musical da criança, com confiança e de modo exequível, por parte de futuros educadores e professores generalistas (estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre). Deste modo, procedeu-se à implementação de atividades de reflexão, criação e construção musical - dirigidas a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico - de acordo com as conclusões obtidas na 2.ª fase da investigação e tendo por base os métodos educacionais de Schafer (1998) e Paynter (1972).
Intentando-se desenvolver o ouvido da criança e a criatividade musical, as propostas de trabalho implementadas nesta fase de estudo - supervisionadas e apoiadas pela investigadora - assentam em projetos cujos objetivos primordiais se fundamentam na experimentação/exploração sonora, no pensar sobre o som e na criação musical por meio de sequências sonoras.
Palavras-chave: criação musical; pensamento crítico musical; investigação-ação; formação inicial de educadores e professores do 1.º Ciclo EB; música erudita contemporânea.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i19121
Apontadores
- Não há apontadores.